Presídios femininos têm higiene precária e ambientes insalubres

Em audiência pública sobre violência contra a população feminina encarcerada realizada n no dia 05no Senado Federal pela a Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) criticou as condições penitenciárias do país.

De acordo com a parlamentar, que também participou da CPI do sistema carcerário na Câmara dos Deputados, o alto índice de doenças nos presídios pode ser explicado por situações que ela presenciou em visitas.

Segundo Carmen Zanotto, em alguns estabelecimentos, as visitas íntimas são realizadas em celas coletivas, com até 12 detentas no mesmo espaço. Além disso, falta material de higiene, como absorvente. “Muitas presas usam miolo de pão coberto com papel higiênico para conter a menstruação”, denunciou.

“Não tem como você não comprometer outra detenta quando você tem um ambiente insalubre. Nós vimos alguns espaços em que essas mulheres estão cerceadas da liberdade que efetivamente não são espaços de recuperação, pelo contrário: são espaços de multiplicação da violência ou até mesmo de um conjunto de doenças”, relatou Carmen Zanotto.

Na audiência foram mostrados dados de crescimento expressivo do número de mulheres presas. Pelo estudo, hoje o país tem 38 mil mulheres apenadas. A comissão propôs como tema uma redução em 8 ou 9 mil, o que no entender das integrantes resolveria o problema de superlotação.

Segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), de 2014, o Brasil tem a quinta maior população de mulheres presas do mundo e a situação pode piorar nos próximos anos. A taxa de aumento da população carcerária feminina entre 2000 e 2014 é considerada alarmante: 517%, enquanto, entre os homens, foi de 220%.

IMG_7945

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s