STF precisa julgar afastamento de Cunha com urgência, defende Carmen Zanotto

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) avaliou como benéfica a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de seu mandato. No entanto, a parlamentar entende que o Supremo precisa dar uma solução definitiva sobre a situação de Cunha rapidamente.

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, determinou nesta quinta-feira (5) o afastamento de Cunha do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa.

A decisão de Teori é liminar (provisória). O despacho veio em resposta a ação pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em dezembro, que argumentou que Cunha estava atrapalhando as investigações da Lava Jato. Cunha é acusado em vários procedimentos.

Carmen Zanotto Câmara

Carmen Zanotto ressaltou que sua legenda, o PPS, havia requerido ao procurador Rodrigo Janot, em novembro de 2015, o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara.

Na última terça-feira, o líder do partido, Rubens Bueno (PPS-PR), em audiência, com presença de representantes de outras legendas, reforçou perante o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, pedido para que a Corte apreciasse com urgência o pedido da Procuradoria Geral da República que recomenda o afastamento do presidente da Câmara.

“A decisão liminar de hoje precisa ser confirmada ou não o quanto antes, pois enquanto isso não ocorrer a Câmara dos Deputados ficará numa situação precária”, alertou Carmen Zanotto.

A compreensão que está sendo debatida aponta que caso o pleno do STF confirme o afastamento, a Câmara dos Deputados terá um prazo de cinco sessões para convocar uma nova eleição para a presidência da casa.

“A Câmara está devendo uma resposta a sociedade, pois chega a ser constrangedor que a Casa seja presidida por um parlamentar que é réu”, completou a parlamentar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s