Carmen Zanotto alerta para abuso financeiro contra idosos

Como estamos cuidando de nossos idosos? Esse foi o principal questionamento da vice-líder do PPS, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que subiu à tribuna nesta quinta-feira (17) para alertar sobre o elevado número de denúncias de abuso financeiro contra os mais velhos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

Segundo a deputada, os idosos estão passando por dificuldades financeiras, em função do que está acontecendo. “Nós precisamos, cada vez mais, proteger os nossos idosos e fazer um apelo para que os familiares não se utilizem dos recursos tão suados e tão sofridos da pequena aposentadoria. Isso é uma afronta a todos os preceitos de dignidade e dos direitos humanos”, lamentou a deputada.

A pesquisa feita pela Coordenação-Geral dos Direitos do Idoso, vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH), demonstra que no primeiro semestre deste ano foram feitas 8.897 queixas ao Disque 100 denunciando violações como retenção de salários, extorsão e expropriações de bens de idosos.

Caso o ritmo se repita no segundo semestre, serão quase 18 mil denúncias (17.794), contra 15.148 em todo o ano de 2015 e 12.455 em 2014 — ano em que elas caíram 38%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s