Previdência: Carmen Zanotto apresenta emenda que mantém vínculo de benefícios sociais ao mínimo

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentará emenda à proposta de Reforma da Previdência que prevê a manutenção da vinculação dos benefícios assistenciais ao salário mínimo. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago a deficientes e idosos de baixa renda e não exige um mínimo de contribuições.
A emenda mantém a idade mínima de 65 anos existente atualmente para receber o benefício. Enquanto que a PEC (287/16) da Reforma da Previdência, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, propõe um aumento gradual para 70 anos.
O texto da parlamentar mantém a regra que aumenta essa idade conforme a expectativa de vida da população.
“Vamos lutar para que o vínculo deste benefício, tão necessário à sobrevida destes segmentos sociais, não seja derrubado. Esta é uma das conquistas da sociedade na Constituição Federal”, lembrou a parlamentar.
A proposta é subscrita pelos deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Otávio Leite (PSDB-RJ) e Leandre (PV-PR).
Os parlamentares já começaram a colher as 171 assinaturas necessárias para formalizar a iniciativa na comissão especial.
Loas
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi criado na Constituição de 1988 e e regulamentado pela Lei 8.742/98, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) com caráter assistencial. Esse benefício foi instituído com o objetivo de garantir aos idosos carentes com renda mensal inferior a um quarto de salário mínimo (ao ser dividida entre os membros da família) uma renda mensal, de um salário mínimo, para sua sobrevivência.
img201612131318284790877
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s