Aprovado projeto de Carmen e de outros deputados que pune violação da intimidade da mulher na internet

O plenário da Câmara aprovou na terça-feira (21) o projeto de lei (PL 170/2015), de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que criminaliza a violação da intimidade da mulher na internet ou em outros meios de comunicação, sem expresso consentimento. A proposta estava apensada ao Projeto de Lei 5555/2013.

Os projetos, que foram transformadas em um texto único, incluem a transgressão entre as formas de violência doméstica e familiar previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2015). Segundo o texto, a divulgação não autorizada pela internet de imagens, dados, vídeos e áudios sujeitará a pessoa responsável a todas as sanções da Lei Maria da Penha. A pena prevista é de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

Para Carmen, esse tipo de crime é cada vez mais recorrente no Brasil e sempre é usado como uma das formas de constranger as mulheres. “Essa conduta deplorável tem sido praticada por companheiros, namorados, que se valem da intimidade, da condição de coabitação ou de hospitalidade para obter as informações para, depois, divulgá-las nas redes sociais. É preciso punir com rigor essa prática delituosa”, defendeu a parlamentar.

Ao encaminhar o voto do PPS, a deputada agradeceu  o acolhimento de seu projeto no substitutivo e disse que a aprovação era um reconhecimento do trabalho de toda a bancada feminina no Congresso. “O parlamento ganha, o país ganha e todas as mulheres ganham com o fortalecimento da Lei Maria da Penha”, finalizou Carmen Zanotto.img_0119

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s