Em pronunciamento, Carmen Zanotto renova compromisso com renais crônicos

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), em pronunciamento na sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Rim, renovou o compromisso de lutar pela ampliação do atendimento na rede pública de saúde para os renais crônicos. A sessão foi realizada na manhã desta nesta quinta-feira, no Senado Federal.
Autora do Projeto de Lei 1178/11, que reconhece os pacientes renais crônicos como portadores de deficiência, Carmen disse que a aprovação da proposta permitirá que os portadores da doença possam ter direito a todos os benefícios legais voltados aos deficientes.
A parlamentar também falou sobre sua experiência como enfermeira no atendimento dos pacientes na sala de diálise e das dificuldades dos mesmos para ter acesso ao tratamento. “É uma doença que provoca muito sofrimento aos pacientes. Sessões de quatros horas de hemodiálise, fora o seu translado ao hospital, que muitas vezes é longo. Saem de cidades de interior para buscar o tratamento adequado em outras localidades”, revelou.
De acordo com a Aliança pela Saúde Renal, dos 120 mil pacientes em diálise no país, 90% dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer o tratamento. Segundo a entidade, nos últimos dez anos, o número de pacientes cresceu cinco vezes mais que a quantidade de clínicas credenciadas.
No final do pronunciamento, Carmen Zanotto defendeu o fortalecimento das políticas públicas de prevenção da doença.
Carmem Senado 1
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s