Carmen pede agilidade na implantação do Plano de Expansão em Radioterapia

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), em audiência pública, ontem, na comissão especial que debate inovação tecnológica na saúde, pediu urgência na implantação do Plano de Expansão em Radioterapia para atender melhor a todas as regiões.

De acordo com o Ministério da Saúde, problemas técnicos estão dificultando a implantação do Plano em 80 hospitais de referência em tratamento do câncer em todo o país. A parlamentar revelou os problemas enfrentados pelos pacientes para fazer o tratamento quimioterápico.

“Além de terem de enfrentar essa doença grave, os doentes têm de ficar à mercê da burocracia”, afirmou. Como uma das maneiras para agilizar o atendimento, a deputada defendeu a transferência dos equipamentos das unidades hospitalares onde o serviço de tecnologia ainda não foi disponibilizado. Há unidades hospitalares em que os aparelhos ficam anos e anos encaixotados, enquanto os doentes clamam pelo tratamento”, disse a deputada, que é presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

Carmen, ainda, pediu que o Ministério da Saúde promova a distribuição igualitária pelo SUS dos medicamentos que forem padronizados pelo Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias).

“Não pode um estado receber determinada medicação e outros, não. Isso não pode continuar acontecendo”, ressaltou Carmen Zanotto, lembrando que em Lages pacientes estão sem realizar o tratamento contra o câncer por falta de medicamento.

_MG_0991

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s