Carmen Zanotto defende mais acesso de renal crônico à diálise peritoneal

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu nesta quinta-feira (27) que o Sistema Único de Saúde (SUS) dê mais acesso dos pacientes renais crônicos à diálise peritoneal, cujo tratamento é feito no próprio domicílio. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o percentual de pacientes em diálise peritoneal no país é inferior a 9% em relação aos pacientes em hemodiálise, apesar dos custos serem mais baratos.

 

A diálise peritoneal utiliza a membrana que envolve os órgãos abdominais (peritoneal) para filtrar o sangue, removendo as toxinas no organismo. Já a hemodiálise a filtragem é feita por aparelhos.

“É importante fortalecer, cada vez mais o acesso a esse tratamento. Uma das vantagens da diálise peritoneal é que o procedimento pode ser feito em casa, depois que o paciente passar por um período de treinamento. Com isso, ele não precisará se deslocar aos grandes centros para receber atendimento em uma clínica conveniada do SUS”, argumentou, em audiência pública que debateu o assunto na Comissão de Seguridade Social e Família.

A deputada Carmen Zanotto é autora do Projeto de Lei nº 155/2015 que garante aos pacientes renais crônicos os mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência. A proposta está sob a análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Participaram da audiência pública os representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil;  da Sociedade Brasileira de Nefrologia, do Ministério da Saúde ; e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de S. Paulo.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s