Carmen quer que a Câmara aprofunde o debate sobre infanticídio indígena

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentou requerimento na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência para realização de audiência pública para debater as ações governamentais que vêm sendo adotadas para combater a prática do infanticídio indígena.

A cada ano, centenas de crianças indígenas com deficiência ou com doenças graves são enterradas vivas ou abandonadas para morrer na floresta pelo simples fato de não serem consideradas perfeitas.

De acordo com a parlamentar, essa “cultura assustadora” é comum em muitas tribos do país e apesar da gravidade da situação pouco se fala sobre este assunto. Mas o fato é que estando dentro de uma tribo indígena é aceitável, inclusive pela Funai e pelo governo brasileiro, que o infanticídio seja praticado.

“Muitas mães, forçadas pela tradição cultural, são obrigadas a desistir de suas crianças. Algumas delas preferem o suicídio a isso”, afirmou.

Para a deputada, a cultura não pode estar acima do direito humano mais básico, “que é direito à vida”. No caso das crianças indígenas, a situação se agrava ainda mais porque as mesmas não podem contar com os mesmos direitos das demais crianças do país.

No documento, a parlamentar solicita que sejam convidados para o debate o secretário Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marco Pellegrini; o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas; e o representante da organização não-governamental Atini, Eli Ticuna.

Carmen Zanotto critica a falta de números oficiais referentes às mortes de crianças indígenas deficientes e pede que os órgãos responsáveis pela política indigenista criem mecanismos de proteção que possibilitem a manutenção da vida das crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos indígenas, independentemente do estado de saúde.

 

orcamentosocial.1.04052016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s