Câmara Federal promove debate sobre política nacional de prevenção do diabetes 

A Comissão de Seguridade Social e Família realizará, na próxima terça-feira (27), por solicitação da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), fórum para debater o Projeto de Lei nº 6.754/2013, que institui a política nacional de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde das pessoas portadoras da doença. O evento será, a partir das 9h30, no Plenário 7.

Para a parlamentar, que é relatora da proposta, o debate será importante para alertar sobre a gravidade da doença e discutir políticas públicas para melhorar o acesso dos pacientes ao tratamento.

“O diabetes mata mais que o trânsito e quatro vezes mais que a Aids. Grande parte dessas mortes poderia ser evitada, se houvesse no Brasil uma política integral de atenção aos diabéticos no SUS”, afirmou Carmen.

De acordo com projeto, a política incluirá a realização de campanhas de conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos.

No Brasil são 16 milhões de pessoas com diabetes

Segundo a Organização da Saúde, o Brasil já é o quarto do mundo com pessoas com o diagnóstico de diabetes, com 16 milhões de pacientes. O mais grave é que mais de sete milhões ainda não sabem que são portadores.

“O fato mais preocupante é que, no nosso país, o indicador de diabetes aumenta com a idade e é quase três vezes maior entre os que têm menor escolaridade. O maior registro é na população com 65 anos ou mais, com um índice de 27,2%”, informou a parlamentar

Debate

O evento contará com duas mesas de debate: Cenário do Cuidado do Diabetes e os Desafios do Tratamento, com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes; e Políticas Públicas e Experiência Italiana, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Associação Diabetes Juvenil (ADJ) Brasil, além da deputada ítalo-brasileira Renata Bueno, que falará, por meio de videoconferência, sobre a Lei de Proteção aos Diabéticos daquele país.

ADJ Diabetes Brasil

O fórum terá o apoio da ADJ Diabetes Brasil, que é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover educação e hábitos saudáveis para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s