A pedido de Carmen Zanotto, comissões debatem, nesta quarta-feira, saúde auditiva

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados debatem nesta quarta-feira (16) questões relacionadas à saúde auditiva. O debate será realizado a pedido da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) às 15 horas, no plenário 13.

A parlamentar cita dados do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, onde é estimado que cerca 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

Segundo a deputada, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a reabilitação com o auxílio do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e implantes cocleares. Entre 2012 e 2014 o Ministério da Saúde financiou 624.715 aparelhos auditivos. Além disso, desde 2012 foram equipadas 75 maternidades com aparelho de triagem auditiva neonatal e a previsão é equipar mais 737 maternidades até 2019.

“Entretanto, ainda com os avanços apresentados nos últimos anos, o acesso e o uso efetivo de AASI pelas pessoas idosas ainda é um problema de difícil elucidação. Destacamos que temos conhecimento que em alguns municípios a lista de espera chega a ser de até 3 (três) anos para conseguir um AASI”, afirmou a parlamentar.

Convidados

Foram convidados para a audiência a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Thelma Regina da Silva Costa; a professora titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP Wilma Terezinha Anselmo-Lima; representante do Ministério da Saúde; e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Micheli Caputo Neto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s