Carmen pede aprovação de projeto que beneficia renais crônicos

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), em pronunciamento, na sessão solene no Senado Federal sobre o Dia Mundial do Rim, pediu pressa na aprovação do projeto (PL 155/2015), de sua autoria, que reconhece aos Pacientes Renais crônicos os mesmos direitos das pessoas com deficiência, em especial para hemodiálise/diálise peritoneal.

A proposta aguarda apreciação das Comissões de Finanças e Tributação e da Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para depois ser encaminhada ao Senado.

“Sabemos da importância deste projeto para melhorar a qualidade de vida do renal crônico. É preciso que essa proposta seja aprovada logo”, afirmou.

O Dia Mundial do Rim acontece anualmente no dia 9 de março. Neste ano a campanha de prevenção foi direcionada à saúde das mulheres.

No discurso, Carmen Zanotto citou dados da organização, World Kidney Day, as doenças renais crônicas atingem 195 milhões de mulheres em todo o mundo e é a oitava principal causa de mortes femininas.

“A deficiência renal vítima cerca de 600 mil mulheres por ano. A prevenção é o melhor remédio. É importante divulgar os fatores que podem gerar as doenças renais, como lúpus e as infecções urinárias,”, alertou a parlamentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s