Câncer: Carmen Zanotto pede acesso da população a medicamento de alta complexidade

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu, na terça-feira (13), em palestra promovida pela Interlegis, do Senado Federal,  sobre o câncer de pulmão, que a população tenha acesso a medicamentos de alta tecnologia para tratamento do câncer.

“Quem depende do SUS quer que os medicamentos de ponta também cheguem até ele. É preciso que as novas tecnologias, principalmente os novos farmacos,  sejam incorporadas ao Sistema”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

A parlamentar disse que é preciso que os medicamentos  sejam disponibilizados assim que forem liberados pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) no SUS.

“Mantra”

Ao falar uma avaliação dos seis anos da “Lei dos 60 Dias”, Carmen afirmou que, apesar de alguns avanços, principalmente na área de radioterapia, ainda há grandes “gargalos” no atendimento em todo o país.

“Acreditem, há pacientes em algumas regiões que aguardam quase dois anos para receber o primeiro tratamento. É preciso que todos nós transformemos esta lei em uma espécie de mantra. Nunca é demais repetir, cobrar o cumprimento da legislação. Todos nós temos que cobrar uma política de tratamento do câncer no nosso estado, na nossa cidade”, reforçou Carmen.

A deputada falou também da aprovação, na semana passada, do projeto de sua autoria que obriga as autoridades de saúde a fazerem a notificação dos casos de câncer em todo o país.

WhatsApp Image 2018-03-13 at 09.56.53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s