Com uma votação histórica, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) foi reeleita para seu quarto mandato consecutivo. Ela recebeu 130.138 mil votos, superando a marca da eleição de 2018, quando fez 84.703 mil votos.

Durante a comemoração, a parlamentar agradeceu os votos que recebeu e afirmou que continuará trabalhando para defender os interesses dos catarinenses, destinando recursos para todas as regiões do Estado e criando leis para melhorar a vida das pessoas.

“Estou muito feliz em poder continuar trabalhando pela nossa região que manterá sua representatividade na Câmara Federal. Quero agradecer a todos os catarinenses, serranos e lageanos que confiaram, mais uma vez, no meu trabalho”, destacou a parlamentar.

Ela lembrou de todas as pessoas que a acompanharam na campanha eleitoral. “Também quero agradecer a toda a minha equipe e a minha família que se empenharam para que a nossa caminhada fosse vitoriosa. Todos vocês foram importantíssimos nesta minha caminhada”, acrescentou.

Dentre as propostas, Carmen Zanotto seguirá lutando pela melhoria na saúde, o fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância, o combate da violência contra a mulher, a diminuição das desigualdades sociais e a luta contra a corrupção.

Além disso, possui atuação forte em defesa da enfermagem. Neste sentido, afirma que trabalhará forte para garantir o cumprimento do piso nacional da enfermagem. A proposta já virou lei, mas foi suspensa no mês de setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por 60 dias.

 

Currículo

Nascida em Lages, Carmen Zanotto é graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especializações em Administração Hospitalar, Saúde Pública e Recursos Humanos, com formação em Políticas para a Primeira Infância. Exerceu vários cargos públicos, entre eles a de secretária estadual de Saúde de Santa Catarina.

Na Câmara dos Deputados, preside a Frente Parlamentar Mista da Saúde; é vice-presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas e vice-presidente da Frente Parlamentar das Doenças Raras.

Foi relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19; coordenadora do grupo de trabalho sobre o novo piso da enfermagem; relatora do projeto e da PEC que viabilizaram o piso. Além disso, trabalhou para a aprovação do piso dos agentes comunitários de saúde e endemias.

É autora de leis importantes, como a que garante aos pacientes com câncer início ao tratamento no SUS no prazo máximo de 60 dias; a que estabelece o limite de 30 dias para a realização de exames em pacientes com suspeita de câncer; a que determina o registro compulsório de casos de câncer em todo o País; a que dispõe sobre as ações do Outubro Rosa – lei de prevenção ao câncer; a que retira da legislação atual a exigência de consentimento de ambos os cônjuges para a esterilização (laqueadura e vasectomia) e a que prevê a coleta de informações sobre autismo no censo do IBGE.

Atuação premiada

Por cinco vezes consecutivas, a deputada catarinense foi premiada pelo site Congresso em Foco como uma entre os dez parlamentares mais atuantes do Congresso. Em 2022, ficou na terceira colocação e única da bancada catarinense a ser premiada. A deputada se destaca na defesa dos direitos das pessoas com câncer, dos idosos, das pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência e cuidados com a primeira infância.

Em 2021, ganhou o Prêmio Inspiradoras na categoria “Informação para a Vida” por ser responsável por criar leis que aceleram o diagnóstico e o tratamento do câncer pelo SUS. A premiação é uma parceria entre a Universa, a plataforma feminina da Avon e a organização da sociedade civil Instituto Avon