Autora de requerimento para debater ações de combate ao câncer, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu na terça-feira (19) que obras de hospitais e clínicas públicas sejam concluídas o mais rapidamente possível.

A fala foi feita durante audiência pública ocorrida na Câmara dos Deputados e contou com autoridades públicas e especialistas na área da saúde. No encontro também foram discutidas adequações à nova lei que define regras para a incorporação de novos tratamentos contra o câncer pelos planos e seguros de saúde.

Para a parlamentar catarinense, é hora de o país ampliar a oferta de leitos para combater a doença.

“Precisamos dar vazão agora em especial que não temos restrição em relação a visitas para que essas obras sejam retomadas e garantir a conclusão delas. Obras paradas significam para o poder público recursos financeiros comprometidos e sempre com custo mais elevados e, como consequência criando dificuldade de acesso ao tratamento para os pacientes”, disse Zanotto.

Carmen Zanotto é autora do projeto que se converteu em Lei que estipula o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer.

 

Novos serviços de Radioterapia em Santa Catarina

Em Santa Catarina estão em funcionamento o equipamento de Itajaí, no hospital Marieta Konder; o de Blumenau, do hospital Santo Antônio; e o de Chapecó, no hospital Regional. O serviço de Tubarão está concluído e foi entregue ao Ministério nesta terça-feira. Já a obra do hospital Nossa Senhora da Conceição de Joaçaba, no hospital Santa Terezinha, está em fase de conclusão.

.