Em pronunciamento no plenário na noite de quarta-feira (6) a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) destacou a importância do Dia Mundial da Saúde celebrado nesta quinta-feira (7) com o tema “Nosso planeta, nossa saúde”.

“Sem saúde nós não temos qualidade de vida. E sem Sistema Único de Saúde, profissionais da área bem remunerados e sem a garantia de acesso às ações de prevenção e tratamento nós não temos saúde para a nossa população”, alertou a deputada Carmen.

A parlamentar ainda destacou, em sua fala, o Dia Mundial do Câncer, comemorado na sexta-feira (8). Depois de mais de dois anos de pandemia, Carmen alertou sobre as demandas reprimidas e a necessidade de diagnóstico e tratamento precoce para salvar vidas.

“Eu como autora de  leis que agilizam o acesso, o diagnóstico e o tratamento contra o câncer, como a Lei 12.732/2012, que garante aos pacientes o início ao tratamento no SUS no prazo de até 60 dias; e da lei 13.896/2019, que garante o direito a exames em 30 dias, destaco a urgência de trabalhar, cada vez mais, para recuperar o tempo perdido com os diagnósticos tardios”, enfatizou a parlamentar.

Em 2020, foram registrados 592 mil novos casos de câncer no Brasil e 257 mil pessoas foram vítimas da doença. “Estamos tratando de vidas, a vida das pessoas”, finalizou.