Em pronunciamento da tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 26, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) destacou a inauguração da nova sede da Renal Vida no município de Blumenau, no Vale do Itajaí.

A parlamentar acompanhou a obra desde o início e indicou mais de R$ 1,7 milhão em recursos.

“Com a nova estrutura a Renal Vida dobrará a capacidade de atendimento aos pacientes com doenças renais crônicas e será considerada um dos maiores centros de complexidade renal da América do Sul, com 360 vagas de hemodiálise para toda uma macrorregião”, disse Carmen.

São por mês mais de mil pacientes atendidos, de 71 municípios da região, e cerca de 10,5 mil sessões de hemodiálise. No Centro também são realizados transplantes renais, sendo que 97% do atendimento é pelo SUS.

Com a nova estrutura de 8.604m², a Renal Vida de Blumenau dobrará a capacidade de atendimento. Serão oferecidos, além de 360 vagas de hemodiálise, 12 consultórios multidisciplinares e outros 12 consultórios médicos.

Direito dos renais

Carmen Zanotto é autora do PL 155/55 que reconhece ao paciente Renal Crônico, o mesmo tratamento legal e os mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência.

O projeto está aguardando o parecer do Relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).