Em sessão solene do Senado Federal realizada segunda-feira (28) para homenagear as micro e pequenas empresa, a deputada federal Carmen Zanotto, uma das autoras do requerimento,  destacou a relevância das micros e pequenas empresas para a economia nacional. Atualmente, 2,6 trilhões do PIB gerado pelo conjunto de produtos, serviços e riquezas vêm desse setor.

A sessão solene aconteceu em virtude do Dia Nacional das Micros e Pequenas Empresas, celebrado anualmente em 5 de outubro. Presidente em exercício da Frente Parlamentar das Micros e Pequenas Empresas, a deputada Carmen Zanotto  lembrou que esses negócios sobreviveram à epidemia do coronavírus, tornando-se o setor responsável por mais de 90% da produção do mercado nacional atualmente.

Segundo dados do Sebrae Nacional, das cerca de 19 milhões de empresas existentes no país, 17,2 milhões são micros e pequenos empreendimentos. Respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, o que equivale à manutenção de 18,6 milhões dos empregos formais.

A parlamentar ainda solicitou apoio para a aprovação do seu projeto de lei (PL.6.553/19) que institui o Dia Nacional da Mulher Empresária, a ser comemorado no dia 17 de agosto, e que está no Senado para ser votado.

“Muitos não compreendem quando falamos de micros e pequena empresa: é a panificadora pequena da esquina do nosso bairro, é o salão de beleza, é a costureira, é a força de trabalho composta por mais de 50% de mulheres. É com esses empregos que as micro e pequenas empresas mostraram a sua força nos últimos meses, com a abertura de 70% de novas vagas de mercado de trabalho”, enfatizou.