O presidente da República sancionou a lei 14.328 que institui o mês de julho como Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O ato foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 25. Atualmente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra cerca de 40 mil novos casos da doença a cada ano.

“O Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço já é celebrado no dia 27 de julho em campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), a inclusão no calendário nacional é uma vitória para reforçar o trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, disse a deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC), autora de requerimento de urgência para a votação da proposta na Câmara.

 “Com a sanção da lei, entidades e organizações da sociedade civil poderão realizar inúmeras ações com objetivo de informar e conscientizar toda a sociedade, destaca a presidente da ACBG Brasil, Melissa Amaral Ribeiro de Medeiros.

“A inclusão da campanha no calendário nacional também irá contribuir para que os pacientes tenham acesso a um tratamento integral, sendo reabilitados e incluídos com plena noção dos seus direitos”, complementa Melissa Medeiros.