O alerta da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) foi feito durante a Semana Nacional de Combate ao Câncer da Câmara Federal, promovida pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, da qual a parlamentar é vice-presidente.

Além de apontar problemas recorrentes como a interrupção no fornecimento de remédios para quimioterapia e a falta de acesso das mulheres à cirurgia de reconstrução de mama, a parlamentar ainda destacou os prejuízos que a crise sanitária provocada pelo coronavírus trouxe para a prevenção e tratamento do câncer.

Como autora das leis 12.732/12, lei dos 60 dias; e 13.896/19, lei dos 30 dias; que abreviam o tempo do diagnóstico e do tratamento na rede pública de saúde, Carmen Zanotto lembrou que as 100 soluções do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde vieram após a lei dos 60 dias.

A Semana do Câncer encerrou na quinta-feira (26) os debates sobre a importância do diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer no Brasil.

Importância da prevenção

Como parte da programação da Semana Nacional de Combate ao Câncer, três carretas do Hospital do Amor de Barretos se instalaram na praça dos Três Poderes, em Brasília, para fazer exames de prevenção de câncer de próstata, colo de útero e mama.